A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) marcou presença, na quinta-feira (26), no Mutirão Desenrola Rural, realizado no Centro de Convivência de Idosos (CCI), no município de Inhuma. A ação, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), teve como foco orientar, apoiar e garantir o acesso de agricultores familiares, assentados e comunidades tradicionais à regularização de dívidas rurais e à emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
Representando a Sada, participaram do mutirão o coordenador regional em Valença, João Vitor, o técnico José Airton e o colaborador Anderson Nonata. Ao longo do dia, mais de 60 famílias foram atendidas com a emissão de dezenas de CAFs, documento essencial para o acesso ao crédito rural e a programas públicos de incentivo à agricultura familiar.
O Cadastro da Agricultura Familiar é um instrumento nacional que substitui a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Ele garante ao agricultor o acesso a crédito rural, programas de fomento, assistência técnica, comercialização institucional, aquisição de insumos e outras políticas públicas de incentivo à agricultura familiar. Além disso, o CAF é obrigatório para participação em editais e programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Foto: Ascom Sada
A participação da Sada no mutirão reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, a inclusão produtiva e o desenvolvimento rural sustentável no Piauí. A Secretaria segue atuando em parceria com órgãos federais e instituições locais para ampliar as oportunidades e a qualidade de vida das famílias do campo.
Mín. 19° Máx. 35°